sexta-feira, 22 de junho de 2018

Brincadeiras para festa Harry Potter

A decoração de uma festa faz sucesso entre as crianças, mas de longe na festa que elaborei para meu filho Fernando, as brincadeiras fizeram mais sucesso. Deram muito trabalho para elaborar e aplicar, se não for contratar monitores, será necessário pelo menos 3 colaboradores para ninguém ficar sobrecarregado.
Registro aqui as idéias para quem quiser levar.
Para iniciar a brincadeira, entreguei a maioria dos convites pessoalmente, fechados com cera. Como eu não tinha um carimbo de metal, usei uma moeda de 1 centavo de dólar.
1. Escolha das varinhas: utilizamos uma máscara de olhos para que as crianças escolhessem a varinha sem ver, afinal, "é a varinha que escolhe o bruxo", segundo o Sr. Olivaras, fabricante de varinhas. Meu filho mais velho, mais empolgado que o próprio aniversariante, quis falar para cada participante as características das varinhas, que eu fixei antecipadamente em cada uma delas (por exemplo: "esta é feita de cerejeira, 38 cm, flexível, com pelo de unicórnio no seu interior").

2. Escolha das Casas: com o chapéu seletor e papeizinhos com os nomes das casas de Hogwarts, fizemos um pequeno sorteio e entregamos as gravatas de feltro com as respectivas cores.


3. Quadribol: não poderia faltar o quadribol e não consegui ter ideias promissoras e baratas para traves de quadribol em tamanho grande. Além disso nosso terreno é pequeno e havia a possibilidade de chuva. Portanto, fiz um pequeno painel com traves desenhadas e a "goles" era uma bola de meia. Cada gol valia 10 pontos. Tínhamos um esquema de pontuação em papel para cada prova.

4. Quadribol - pomo de ouro: fiz 15 pomos de ouro de isopor e papel vegetal. Escondemos no quintal e venceria a casa que acharia mais pomos.

5. Aula de poções: na minha opinião a brincadeira mais legal, mas também a mais cara e mais difícil de ser elaborada. Comprei 20 frascos plásticos, 4 beckers de plástico e meu marido (que é químico) providenciou as substâncias em quantidades maiores do kit de Alquimia. Fizemos o experimento do vinho que vira água (não lembro o número) e a do vinho que vira ouro (no. 58).
Para deixar a brincadeira mais legal, importei do livro e alguns blogs nomes mágicos para as substâncias. Criei também duas páginas do livro "Estudo avançado em poções". Fizemos duas poções: Veritaserum e o Antídoto do Poção do Morto-Vivo. 

Eles levaram muito a sério as instruções e seguiram quase todos os passos direitinho!
Nas instruções não aparecem as quantidades pois tivemos que experimentar depois que imprimi e inseri manualmente depois.

6. Aula de defesa contra as artes das trevas: Fiz dementadores de TNT amassado e rasgado e balões. Colocamos um palitinho de dente na ponta de apenas uma varinha para que não ocorressem acidentes.
Expecto Patronum!

7. Mapa do Maroto: Para acharem a pinhata, elaborei uma charada atrás de uma impressão do Mapa do Maroto.


A charada ficou bem difícil e o único que sabia as respostas com mais facilidade foi meu filho mais velho, que é mais Potterhead. A maioria das crianças que veio na festa não conhece bem a história, alguns deles inclusive nunca assistiram os filmes.

No fim, a Sonserina, que já estava na frente por causa das outras provas e disparou nesta última prova, achando a pinhata, ganhou o campeonato das casas. Eles se divertiram tanto que nem precisaria de recompensa, mas enfim... dei alguns "galeões" de chocolate para os vencedores. Minha idéia inicial era encontrar a forma para fazer os sapinhos de chocolate, mas não consegui.


8. Pinhata: Faço pinhatas em todas as festas dos meus filhos desde os quatro anos do Fernando. São demoradas, minha mãe sempre faz a parte da papietagem e eu faço a decoração. Vale a pena, é uma das partes mais divertidas da festa. Para segurança, há algum tempo quebramos somente com o espaguete de piscina.

Elaborei ainda a moldura "Have you seen this wizard?" do terceiro filme para a criançada tirar fotos.


Espero que tenham gostado e aproveitem as dicas!!
Simone



8 comentários:

  1. Simone que festa LINDA e recheada de muita magia!!! Puro encantamento... Parabéns pela criatividade e dedicação👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas ideias! *-*

    https://poppyfestas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso esse POST. Obrigada por compartilhar suas ideias conosco. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei sua festa, estava linda! Meu aniversário está chegando e vamos fazer quase igual a sua por que amamos tudo, mas vamos fazer só um bolinho por causa do corona.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por compartilhar! Por mais que seja um público infantil, irei aproveitar algumas delas na minha reuniãozinha de amigos do meu aniversário de 17!

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, pergunte ou dê sugestões!!!!