sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fóssil de dinossauro em argila - Passo a passo

Olá!! Hoje vou postar um passo a passo de uma idéia bem legal de lembrancinha para um aniversário com o tema dinossauros. Muita gente me perguntou como eu fiz o fóssil de argila do aniversário do Fer, então resolvi postar aqui, até porque não encontrei esta lembrança em lugar nenhum na internet.
 
Materiais:
- Argila
- Rolo de madeira
- Régua
- Faca
- Palito hashi
- Barbante
- Verniz acrílico
- O mais difícil: esqueleto de dinossauro de plástico
Achei meio difícil achar este último item aqui em Joinville, queria fazer pelo menos dois tipos de fóssil para as lembranças, acabei fazendo somente um, o Iguanodonte. É necessário também, para deixar o quadrinho mais durável, queimar as placas em forno próprio para cerâmica, o que você pode mandar fazer naquelas fábricas de vasos.
 
Como fazer:
1. Amassar bem a argila de forma a não deixar nenhum espaço com ar dentro, o que pode causar rachaduras e mesmo a quebra da placa na hora de queimar.
 
2. Alisar com o rolo, fazendo uma plaquinha com espessura de cerca de 2 centímetros. Importante: quando a argila seca, ela diminui de tamanho, inclusive os furos feitos na massa também diminuem.
 
3. Cortar a placa do tamanho desejado. Neste caso, fiz com mais ou menos 10x15 cm.
 
4. Com os dedos molhados em água, alisar as laterais.
 
5. Transpassar um hashi para fazer o furo para o barbante.
 
6. Pressionar o dinossauro de plastico, dando uma aparência de baixo-relevo.
 
7. Deixar secar na sombra até a argila ficar clarinha. A duração dessa etapa depende muito das condições climáticas, e pode demorar mais de 1 semana.
 
8. Mandar queimar as placas.
9. Se desejar, passar uma camada fina de verniz e colocar o barbantinho para pendurar.
 
 
 
Ficou muito original!! E inclusive bem parecido com os fósseis de verdade!! O legal é que pode-se deixar a placa com uma aparência bem rústica, caracterizando-a ainda mais como um fóssil.
Me surpreendi com a receptividade das crianças com esta lembrança, elas acabaram gostando mais do que dos chaveiros de feltro.
 
Fóssil de Mesossauro - Fonte: http://interdino.blogspot.com.br/
 
Deixo aqui os agradecimentos especiais a Marli Bencz e Elessandra Marcelino, que me cederam a argila, o barbante e me deram dicas fundamentais para a execução deste trabalho. 
 
Bom final de semana a todos!
Simone
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, pergunte ou dê sugestões!!!!